terça-feira, 2 de junho de 2009

Projetos desenvolvidos na escola

Projeto Escola de Tempo Integral / Projeto Alunos de Tempo Integral - PATI

escoladetempointegrallogo .gifO projeto tem como objetivo elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do aluno com defasagem de aprendizagem, visando a ampliação do universo de experiências artísticas, culturais e esportivas, com extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar.

No projeto, o aluno frequenta as aulas em um turno, e participa de atividades complementares em outro. O diferencial do projeto é a matriz curricular que envolve a linguagem e matemática, arte e cultua e formação social.

A Escola Estadual Benjamim Guimarães já iniciou os trabalhos com as turmas inegrantes do projeto PATI de 2009. O Projeto conta com duas turmas de 25 alunos sob a orientação das professoas Gleice Mara Pereira de Andrade, Gislaine Mara Isa Lima Santos, Sônia Aparecida Ferreira de Carvalho e sob a coordenação da supervisora Divanise Alves Monteiro Avelar.


Projeto de Desenvolvimento Profissional - PDP

Marca do programa de desenvolvimento profissionalO desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, relflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Com o objetivo de apoiar a formação, ampliar as capacidades e aumentar o nível de profissionalização, proporcionando a troca de experiências, a Escola Estadual Benjamim Guimarães conta em 2009 com quatro projetos de GDP:


O GDP Superando Desafios: em busca de uma educação inclusiva e de qualidade, foi formado em 2008 com o objetivo de trabalhar com as novas tecnologias e educação. Para isso desenvolveu o projeto inFORMAR: A tecnologia a serviço da educação. Após os trabalhos desenvolvidos ano passado, apresentamos a proposta de continuidade do grupo, mantendo o foco nas novas tecnologias (NTs), porém com enfoque na constituição de uma sala multimeios para a Escola. Nosso projeto passou a se chamar inFORMAR - Sala Multimeios: tecnologia a serviço da educação. Esperamos realizar um trabalho produtivo em 2009, melhorando nossa ação educativa e nos aperfeiçoando profissional.

Coordenador: Professor Paulo Henrique Rodrigues

________


O GDP Busca Consciente é um grupo da área ambiental formado por professores das disciplinas História, Geografia, Biologia e Filosofia, iniciado em 2009, que desenvolve o projeto Em busca de uma consciência ambiental.

Coordenador: Professor Júnio César de Paulo

_______


O GPD De Letra em Letra ao Conhecimento é formado por 14 professores da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Coordenadora: Professora Simone Aparecida dos Santos

________


o GDP ExperimentAÇÃO é um grupo formado por 16 participantes da área de ciências naturais.

Coordenadora: Professora Maria Soraya Ferreira Avelar

________

Cada projeto será desenvolvido durante o ano letivo de 2009, envolvendo um grande número de professores e alunos, com um repasse de R$ 6.000,00 por projeto. A direção deseja sucesso e se coloca à disposição para apoiar todas as atividades inerentes a cada projeto.


Projeto de Melhoria da qualidade e Eficiência do Ensino Médio - Promédio / Formação Inicial para o Trabalho - FIT

O Promédio tem como desafio tornar o ensino médio mais atraente para os jovens e mais capaz de atender às suas demandas e expectativas. Para isso, foram elaboradas novas propostas curriculares, criadas várias alternativas para cursar o ensino médio, ampliada a oferta de EJA, oferecida merenda para os alunos do noturno e introduzido no currículo cursos de qualificação básica para o trabalho.

Na EEBG foi implantado o projeto FIT - Formação inicial para o trabalho. O objetivo do projeto é sensibilizar os professores para que descubram como o uso das novas tecnologias pode facilitar e tornar mais criativo o trabalho no dia-a-dia da sala de aula. São oferecidos na escola os cursos de Criação de Website, Editoração Eletrônica, Linux, entre outros. São atendidos atualmente 60 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário